segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Os quatros elementos

TERRA
Ponto Cardeal: Norte
Elemental: Gnomo
Cor: Verde, Marrom, Preto
Instrumento mágico: Pantáculo
Aroma: benjoim, canela, incenso
Materiais associados: Pedras, Terra, Ervas, Metais, Sal
Propriedades: prosperidade, riqueza, negócios, abundância, realização

Para alguns, o elemento Terra é aquele ao qual o homem está mais adaptado. Afinal de contas, a Terra é nossa morada, nosso corpo é material e em boa parte de nosso dia-a-dia estamos em contato com este elemento e suas propriedades.

Ao trabalhar com a Terra, devemos pedir concentração, prosperidade, abundância. Quando consagramos um instrumento, devemos passá-lo na Terra antes de qualquer outro elemento, para simbolizando sua criação, uma vez que a Terra contrói, dá forma e edifica.

AR
Ponto cardeal: Leste
Elemental Regente: Silfo
Cor: Amarelo e branco
Instrumento mágico: Athame
Aroma: olíbano, hortelã, lavanda e alfazema
Materiais associados: sabedoria, aprendizado,
viagens e comunicação
Propriedades: cura, fertilidade, sonhos, intuição e amor

O Ar é o elemento da comunicação. Sem dúvida quanto à sua grande importância pelo fato de termos de respirar para viver, podemos nos lembrar que o Ar também se faz importante em nossas vidas por ser o transmissor dos sons, dos aromas e das vibrações. Ao trabalhar com este elemento, devemos pedir sabedoria, discernimento; podemos pedir para entrar em contato com pessoas distantes, pedindo-lhe que "leve" nossos anseios, nossas palavras e nossos pensamentos.

FOGO
Ponto Cardeal: Sul
Elemental Regente: Salamandra
Cor: vermelho, Laranja
Instrumento Mágico: Bastão, Castiçal com vela acesa
Aroma: Sândalo, Laranja
Materiais associados: Velas, tochas
Propriedades: energia, amor, purificação, espiritualidade, cura

Quando analisamos canções e cultos dos povos antigos, podemos encontrar um grande número de evocações e homenagens ao fogo. Isso ocorre, sem dúvida, porque, de todos os elementos, o Fogo é aquele com o qual o homem não tem contato diário, como a terra ou o ar, além de ter sido aquele que mudou a vida do homem primitivo. Pense: sem o fogo, o mundo com certeza seria frio e escuro. O Fogo fascina: pode destruir, mas pode também acalentar, conzinhar, aquecer, iluminar. Tudo isso se soubermos trabalhá-lo na medida certa.Quando trabalhamos com este elemento, devemos pedir purificação, paixão, amor, espiritualidade e transformação.

ÁGUA
Ponto cardeal: Oeste
Elemental Regente: Sereias
Cor: Azul, Prata
Instrumento mágico: Cálice
Aroma: Rosas, Artemísia
Propriedades: cura, fertilidade, sonhos, intuição, amor
Materiais associados: essências, óleos, água

O elemento Água é o elemento das emoções. É necessidade vital para o corpo e para o espírito. Das águas do útero materno viemos, e sem dúvida, ali começamos nossos primeiros contatos do mundo sentimental. A água mexe com nosso suibconsciente, fazendo-nos ter visões. Ouvindo seu murmúrio, nos lembramos de lugares e sensações distantes e por vezes desconhecidas, e relaxamos ao som do canto de seus rios.Quando trabalhamos com a água, devemos pedir intuição, equilíbrio, calma, emoções e amor.

Nenhum comentário: